O Governo Municipal realizou entre os dias 23, 24 e 25 de junho na Vila Itaipavas o XIX TORPEP – Torneio de Pesca Esportiva de Piçarra. Participaram 60 equipes de pescadores, além de turistas e moradores do município.

O prefeito Wagne Machado mostrou-se bastante emocionado com a abertura do XIX TORPEP, destacando que foi necessário transpor diversos obstáculos para que o evento pudesse ocorrer conforme planejado. “Temos investido nas várias esferas municipais, mas temos tido um carinho todo especial por este torneio, não por ser mais ou menos importante que os demais setores, entretanto, é a nossa principal porta de entrada do turismo intermunicipal e estadual”, disse Wagne.

Durante os três dias do torneio tivemos várias atrações. Uma das mais aguardadas por todos foi a entrega de 40 (quarenta) cestas básicas dos pescadores para os moradores da Vila Itaipavas. Os pescadores participaram da entrega junto ao Prefeito Wagne Machado e sua equipe de governo. “Agradeço a todos os pescadores que participaram dessa grande ação, que é ajudar as famílias ribeirinhas e da vila itaipavas, ações como essa só faz crescer o nosso torneio” – disse Wagne.

No último dia do torneio, sábado, 25, tivemos como atração principal a soltura dos peixes da espécie Jaú, ocasião em que reuniram-se todos para presenciar esse momento na beira do Rio Araguaia. Já a noite, tivemos a entrega das premiações e sorteio de brindes aos funcionários que ajudaram no torneio. Na premiação, categoria Tucunaré: 1º lugar – equipe Puxei na Marra; 2º lugar – equipe Posto Carajás; 3º lugar – equipe To no Colte; 4º lugar – equipe Grozopamento II e no 5º lugar – equipe Carizeiro. Na categoria Jaú os troféus de 1º e 2º lugar ficaram com a equipe “Os Caçulas”.

Na escolha da Garota Torpep 2016, a vencedora foi Valeria Costa, que na edição anterior ficou em segundo lugar e é a atual garota Verão 2015; em segundo lugar Mitsi e Millena em terceiro.

O prefeito Wagne Machado também agradeceu a todos os pescadores presentes, servidores públicos que ajudaram organizando cada detalhe do torneio, fiscais que foram ao rio, a comunidade de Itaipavas e todos os amigos que por lá passaram no decorrer desses 3 (três) dias. “Nossa cidade mais uma vez dá um grande exemplo de preservação do meio ambiente, do rio Araguaia e suas espécies. A continuidade do Projeto ‘Araguaia: nosso rio, nossa vida’ é uma questão de honra”. – Wagne Machado

A conclusão do torneio gerou uma estatística de 1039 (mil e trinta e nove) peixes fisgados, num total de 23 (vinte e três) espécies, sendo 95 (noventa e cinco) da espécie jaú e 753 (setecentos e cinquenta e três) tucunarés, além de outras espécies. Para serem contabilizados na premiação a exigência, conforme o regulamento, é de que o jáu estivesse a partir de 80cm e o tucunaré no mínimo 35cm. Os 5 (cinco) maiores tucunarés apresentaram 53,5cm, 50,4cm, 49,6cm, 49,5cm e 49,5cm; já na categoria jaú 2 (dois) peixes foram fisgados com 103,5cm, 13,400kg e 90,5cm com 9,900kg.

Confira todas as fotos na nossa pagina do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here